Três perguntas a Filipa Pato e William Wouters

Filipa Pato & William Wouters

Quem é o a Filipa Pato e o William Wouters?

 

Filipa Pato & William Wouters são casal mágico unido pela paixão do vinho e da gastronomia.

A nossa filosofia é simples: Criar vinhos autênticos que espelham de forma fiel a sua origem.

Com o foco apenas nas castas tradicionais da Bairrada, trabalhamos exclusivamente com Baga, Bical, Arinto, Cercial e Maria Gomes.

A vinha é a nossa prioridade, e desde cedo abandonamos o uso de herbicida, em prol da saúde do solo e da biodiversidade na vinha.

Graças a uma investigação permanente das plantas envolventes, floresta e algumas cultivadas no nosso quintal, hoje utilizamos cerca de 15 plantas diferentes nos nossos preparados Biodinâmicos.
Na adega a intervenção é mínima, as uvas são selecionadas na vinha, fermentamos com leveduras indígenas e utilizamos métodos ancestrais como os lagares em madeira e ânforas.

O acompanhamento da evolução do vinho é feito de forma rigorosa para que cada vinho expresse a autenticidade das nossas vinhas velhas.

Em última análise, criamos vinhos “Terroir”, unindo o conhecimento, a arte e a natureza para produzir “sem maquilhagem”, cada vinho com o seu próprio caráter.

Filipa Pato – viticultora na Bairrada. Licenciada na Universidade de Coimbra em engenharia química, refinou as suas habilidades de produtora de vinhos fazendo colheitas em Bordeaux – França, Mendoza – Argentina, na Margaret River – Austrália e com seu pai, Luís Pato, o rebelde de Baga.

William Wouters – Chef / Sommelier / Restaurateur. William vem de uma família de”Restaurateurs” de Antuérpia, Bélgica. Sommelier champion, restaurateur e Ex-Chef da equipe nacional de futebol Belga no campeonato do mundo no Brasil e no campeonato europeu em França.

Juntos, Filipa e William compartilham todas as suas experiências: o amor pela gastronomia e o vinho, os encontros com grandes produtores de vinhos, Sommeliers e amantes do vinho de todo o mundo e a cultura mágica e inesgotável do mundo do vinho.

Hoje para A Filipa, O William, e os seus dois filhos, Óis do Bairro é o centro do seu universo.

Estão felizes em compartilhar toda a paixão dos ingredientes locais e do vinho.

Um vinho e o prato que melhor o acompanha?

Nossa Calcário Tinto 2015 100% Baga, com ensopado de carne “bairradinho” com puré batata.

Um vinho Filipa Pato para:

Partilhar com os amigos

3B Blanc de Blancs

Guardar e beber daqui a 10 anos:

Território Vivo 2015

Levar para uma ilha deserta:

FP Bical e Arinto 2016

Para beber enquanto cozinha:

Post Quercus Bical 2015

Para o final do dia:

3B Rosé 

Da cave para beber agora:

Nossa Tinto 2013

Para um momento especial:

Espirito de Baga 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Sim! Quero receber as novidades e promoções do Adegga.