Vinho Monte Velho

A origem do Vinho Monte Velho

Vinho tinto Monte Velho
Vinho tinto Monte Velho

É um pequeno monte junto a uma albufeira na Herdade do Esporão que dá o nome a um dos vinhos mais reconhecidos e vendidos e em Portugal. O vinho Monte Velho nasceu em 1992 e com o objectivo de levar o Alentejo a mais pessoas.

Com mais de 30 anos de vida e 10 anos de liderança em Portugal, o Monte Velho tem impulsionado a transformação e a inovação no Esporão, e também no Alentejo e Portugal.

‘Quando pensamos em Monte Velho, pensamos num vinho que é indiscutivelmente alentejano, amigo da mesa, feito com todo o rigor e exigência.

Sandra Alves, enóloga da Herdade do Esporão

Os vinhos Monte Velho reunem castas provenientes de todo o Alentejo. Com origem em uvas da Herdade do Esporão e de fornecedores-parceiros que são acompanhados ao longo do ano pela equipa do Esporão, o Monte Velho reflecte a diversidade e o carácter de toda uma região.

Monte Velho Tinto


Álcool: 13,5%
Região: Vinho Regional Alentejano

Produtor: Esporão
Enólogos: David Baverstock e Sandra Alves
Castas: Touriga Nacional, Aragonez, Syrah, Trincadeira

Produzido na Herdade do Esporão há mais de 30 anos, o Monte Velho tinto é hoje um vinho clássico do Alentejo. Apresenta-se de perfil equilibrado e gastronómico, retrata os melhores aromas e sabores das uvas alentejanas e convida a momentos de partilha com amigos à mesa.

Cor: Aspecto límpido e cor rubi.
Aroma: Frutos vermelhos e bagas silvestres, bem envolvidos em notas subtis de especiarias frescas.
Paladar: Intenso e rico, com estrutura sólida e final persistente.

Monte Velho Branco


Álcool: 14%
Região: Vinho Regional Alentejano

Produtor: Esporão
Enólogo: David Baverstock e Sandra Alves
Castas: Antão Vaz, Perrum, Roupeiro

A história do Monte Velho branco está intimamente ligada ao território que lhe dá origem, sendo por isso um vinho marcadamente alentejano pela sua diversidade de castas e perfil. Os vinhos são da responsabilidade da equipa liderada pela enóloga Sandra Alves, resultando da conjugação da natureza e da tradição vitivinícola, aliadas à experiência e inovação que caracterizam o Esporão.

Cor: Aspecto cristalino e cor citrina.
Aroma: Com notas de fruta branca madura e apontamentos cítricos. Envolvente e fresco.
Paladar: Firme, intenso e equilibrado. Com final longo e elegante.

Monte Velho Rosé


Álcool: 12,5%
Região: Vinho Regional Alentejano

Produtor: Esporão
Enólogo: David Baverstock e Sandra Alves
Castas: Touriga Nacional, Aragonez, Syrah, Trincadeira, Tinta Caiada

Chegou ao mercado o primeiro Monte Velho Rosé. Feito devagar no Alentejo, o novo Monte Velho Rosé segue a mesma filosofia que as versões Branco e Tinto, apresentando-se com um carácter alentejano, rico e versátil à mesa. Com uma bonita cor de salmão e aromas que lembram a fruta vermelha madura com notas de hortelã verde, este rosé destaca-se ainda pela frescura e elegância que o tornam numa excelente companhia, quer para pratos leves de entrada quer para pratos mais complexos.

Garrafas Grandes de Monte Velho

Garrafas de grande formato de Papa Velho, desde 1,5 Litros (também conhecida por “Magnum”) a 5 Litros. Ideais para jantares de grupo, festas e presentes especiais.



Sim! Quero receber as novidades e promoções do Adegga.