fbpx

Quinta do Brejinho da Costa: 60 segundos com Luís Simões

Luís Simões e Pedro Santos
Luís Simões e Pedro Santos

Como nasceu e o que caracteriza os vinhos da Quinta do Brejinho da Costa?

Projeto de natureza familiar, a Quinta do Brejinho da Costa estende-se ao longo 125 hectares de beleza singular, entre floresta e vinha (40ha), e afirma-se como criadora de vinhos atlânticos, segundo uma filosofia de intervenção mínima.

Uma filosofia que se estende-se à adega, onde pequenos lotes de uva são cuidadosamente manuseados com recurso à mais recente tecnologia e é praticada uma enologia simples e sustentável, de modo a obter vinhos saudáveis, sustentáveis… perfeitos.

O que torna a região e a quinta de onde são originários especiais?

Localizada a sudoeste da maravilhosa costa portuguesa, apenas a 1h de Lisboa, num local intocado, na Quinta do Brejinho da Costa encontra-se tudo o que ainda é autêntico e genuíno no país – da simpatia da população local à tranquilidade do ritmo de vida Alentejano -, assim como condições naturais únicas que conferem aos vinhos Quinta do Brejinho, um forte carácter regional, marcadamente atlântico, e uma frescura natural com tendência a envelhecer.

Quais as castas utilizadas / predominantes e que características conferem aos vinhos?

Estamos numa das mais naturais zonas de Portugal e isso dá-nos uma responsabilidade acrescida. A importância que damos à necessidade de interpretar solos, climas e castas tem-nos conduzido pelo caminho orgânico, num namoro que procura um respeito pelos “humores” da Natureza, ouvindo-a para encontrar o equilíbrio entre biodiversidade e intervenção o menos invasiva possível.

Ao melhor sol de Portugal juntam-se, na Quinta do Brejinho da Costa o Atlântico e um solo arenoso para produzir uvas de excelência que queremos engarrafar, entre eles exemplares de castas regionais como Fernão Pires, Castelão, mas também nacionais como Arinto, Alvarinho, Encruzado e Touriga Nacional, entre outras.

O que distingue os vinhos Quinta do Brejinho da Costa de outros da mesma região?

São a expressão de castas singulares bem-adaptadas a um local de origem rico e muito característico.

Que vinhos se destacam da gama e porquê?

O Brejinho da Costa Selection 2019 Branco e o Brejinho Da Costa Reserva 2014 Tinto, dois exemplares de gamas que traduzem na perfeição a região onde nascem e o seu património histórico e cultural.

A que tipo de consumidor se destinam? 

A um consumidor jovem, requintado e que goste de descobrir vinhos novos e irreverentes, especialmente à mesa.

Se tivesse de descrever os vinhos em três palavras, quais seriam?

Frescura e equilíbrio do Atlântico.

Vão existir outras referências no futuro?

Sem dúvida! A Quinta Brejinho da Costa terá sempre os olhos voltados para a inovação para revelar uma Península de Setúbal diferente.

Vinhos da Quinta Brejinho da Costa


Últimas Novidades no Adegga


Adegga e Revista Grandes Escolhas reforçam mercado dos vinhos online com serviço inovador
18 vinhos para beber com Sushi
10 Alvarinhos para o Verão 2021

 

Sim! Quero receber as novidades e promoções do Adegga.