
Os Symington engarrafaram seis Portos Vintage de Quinta de 2019, sendo que dois serão lançados ‘en primeur’: Quinta do Vesúvio e Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira.
A par destes, serão também disponibilizadas duas series limitadas de cada propriedade, constituídas por Portos Vintage de 2019, 2009 e 1999.

Os outros Portos Vintage de Quinta produzidos em 2019 – Graham’s Quinta dos Malvedos, Dow’s Quinta do Bomfim, Warre’s Quinta da Cavadinha e Cockburn’s Quinta dos Canais – serão envelhecidos nas garrafeiras da Symington em Vila Nova de Gaia para lançamento futuro.
O ano de 2019 no Douro
Os Portos Vintage de 2019 resultam de um ciclo de crescimento inconstante, com apenas 50% da precipitação considerada normal para o Douro durante o inverno e praticamente nenhuma chuva durante o verão.
Felizmente, aguaceiros no final de agosto permitiram às uvas alcançar maturações mais equilibradas.
Charles Symington, enólogo principal, exercitou toda a sua paciência e programou cuidadosamente o plano de corte ao longo das seis semanas que fizeram desta vindima uma das mais longas dos últimos anos.
A recompensa foi um conjunto de castas com maturações perfeitas e em boas quantidades (média de produção – 1,27 kg/videira) que proporcionaram vinhos muito vivos e exuberantes – em contraponto à concentração dos anos muito curtos de 2017 e 2018.
“Ao analisar os nossos melhores vinhos de 2019, sentimos que a melhor expressão das castas residia nas nossas seis propriedades principais. Estes vinhos de quinta são sempre o ponto de partida a partir do qual avaliamos o potencial para a produção de Porto Vintage, para posteriormente decidir o que engarrafar.”
“Em 2019, as várias parcelas dentro de cada propriedade proporcionaram pequenas quantidades de vinho profundos e complexos. Acreditamos que estes vinhos não sairiam mais valorizados se lotados com a produção de outras quintas (de cada uma das nossas casas principais) de modo a produzir uma declaração Vintage clássica.”
“Em vez disso, decidimos lotar os componentes com melhor desempenho dentro de cada uma das propriedades e engarrafar seis Portos Vintage de Quinta. Estes fulgurantes, jovens vinhos representam o cume do ano de 2019. São vinhos deslumbrantes hoje e é minha convicção que evoluirão maravilhosamente ao longo de muitas décadas.”
Charles Symington, enólogo da quarta geração da família Symington
Edições limitadas: 2019, 2009 e 1999
De modo a celebrar os terroir únicos de duas das propriedades mais emblemáticas dos Symington: Quinta do Vesúvio e Quinta da Senhora da Ribeira da Dow’s, a família vai disponibilizar duas edições limitadas de cada propriedade, cada com três garrafas de Portos Vintage – 2019, 2009 e 1999.
Separados por uma década, estes Portos Vintage refletem o incrível potencial de envelhecimento dos vinhos destas duas propriedades, ambas situadas no Douro Superior, em lados opostos do rio Douro – uma com exposição a norte e a outra com exposição a sul. Estas quintas produzem, de forma consistente, excecionais Portos Vintage e, cada ano, refletem expressões muito diferentes.
Os Vintage 2019 a serem lançados
Lançamento ‘en primeur’:
- Quinta do Vesúvio Porto Vintage 2019 – 775 (caixas 12 x 75cl)
- Dow’s – Quinta da Senhora da Ribeira Porto Vintage 2019 – 375 (caixas 12 x 75cl)
Edições limitadas:
- Quinta do Vesúvio 2019 | 2009 | 1999 Porto Vintage – 110 (caixas 3 x 75cl)
- Dow’s – Quinta da Senhora da Ribeira 2019 | 2009 | 1999 Porto Vintage – 200 (caixas 3 x 75cl)
A engarrafar agora para lançamento no futuro:
- Graham’s – Quinta dos Malvedos Porto Vintage 2019
- Dow’s – Quinta do Bomfim Porto Vintage 2019
- Warre’s – Quinta da Cavadinha Porto Vintage 2019
- Cockburn’s – Quinta dos Canais Porto Vintage 2019
A história da família Symington

Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal desde 1882.
Há cinco gerações que conjugam a sua paixão para produzir vinhos e vinhos do Porto de elevada qualidade com um forte compromisso com a região e as suas pessoas.
Hoje, 10 Symington trabalham nas suas quatro famosas casas de Porto – Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, bem como nos seus projetos de vinhos do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano e Prats & Symington (Chryseia), além do novo projeto da Quinta da Fonte Souto no Alto Alentejo.
A Symington Family Estates é um dos principais produtores de Portos premium e a família é a principal proprietária de vinhas no Douro com 26 quintas a perfazer 2 462 ha, dos quais 1 114 de vinha. As vinhas são geridas sob princípios de sustentabilidade, e 130 ha têm certificação biológica – a maior área de vinha biológica no Douro.
A família tem efetuado investimentos significativos em I&D na viticultura para adaptação às alterações climáticas e promove um ambicioso plano de sustentabilidade denominado ‘Missão 2025’ que integra um conjunto de metas.
Em 2019, a empresa alcançou a certificação B Corporation, a primeira empresa de vinhos em Portugal em dar este importante passo, juntando-se a uma comunidade global empresarial auditada segundo os mais elevados padrões de responsabilidade social e ambiental, com o compromisso de usar o negócio como uma força para o bem.
Em 2019, foi atribuída à empresa o prémio: Empresa Ética do Ano pela Drinks Business 2019 Green Awards.