
A Adega de Monção recebeu quatro medalhas, duas de ouro e duas de prata, na 7ª edição do concurso internacional Catavinum World Wine & Spirits, que se realizou no passado mês de fevereiro, em Espanha. O Alvarinho Deu La Deu Reserva e Alvarinho Deu La Deu Premium foram distinguidos com ouro e o Muralhas de Monção 2017 e Alvarinho Deu La Deu 2016 com prata.
Ouro e Prata para Deu la Deu e Muralhas de Monção
O Alvarinho Deu La Deu Premium, de 2015, distinguido com medalha de ouro, é um verde branco macio, encorpado e seco. Produzido a partir de uma seleção das melhores uvas da casta Alvarinho, evidencia a presença de frutos secos em harmonia com a madeira, resultante do estágio de quatro meses em cascos novos de carvalho Francês e Americano.
Já o Alvarinho Deu La Deu Reserva, de 2015, também vencedor de ouro, é um verde branco elaborado com casta Alvarinho proveniente de vinhedos antigos. Limpo e fresco, com forte presença do aroma a flor de laranjeira, maracujá, pêssego e alperce, é um vinho macio e encorpado, onde sobressaem os sabores frutais.
Com medalha de prata, o Alvarinho Deu La Deu, de 2016 ( na foto) é um vinho branco seco de caráter frutado, com predominância de frutos de prunóideas, com algumas nuances a frutos tropicais e algum caráter floral, ideal para acompanhar carnes brancas, marisco e peixe.
Líder de vendas da Adega de Monção, o Muralhas de Monção, de 2017 conquistou nesta competição a medalha de prata. É um branco equilibrado, persistente, macio e seco, com carácter predominantemente frutado, onde se destacam os aromas de prunóideas (pêssego, alperce, resultantes da elevada percentagem de vinho da casta Alvarinho.
A Adega de Monção, que faturou 14 milhões de euros em 2017, representa mais de 1700 produtores e uma área de vinhas de mais de 1200 hectares, 60 por cento das quais da casta Alvarinho. É, atualmente, líder de vendas na Região dos Vinhos Verdes.