Os 100 Melhores Restaurantes de Portugal para Beber Vinho

Guia de Restaurantes Adegga

Os 100 melhores restaurantes de Portugal para beber e para comer.

Textos de José Manuel Moroso. Top 100 votado pelos produtores.

OS 30 MELHORES

OS 30 MELHORES

1. O GAVETO

Há quem venha de muito longe só para se deliciar com a sua lampreia, no tempo dela, claro. Mas era uma injustiça esquecer a sua grande oferta de marisco, as suas caldeiradas, os filetes de pescada, o peixe-galo frito com açorda ou, nas carnes, a caça na sua época. É um restaurante incontornável quer na comida, quer nas bebidas e as recentes obras vieram dar ainda mais vida ao espaço.
Rua Roberto Ivens, 826 – Matosinhos
229 378 796

2. Veneza


Foi mercearia, café e tudo o mais o que uma venda de aldeia pode ser. Hoje, é restaurante com R grande e a sua garrafeira é de fazer inveja a muitas… garrafeiras. A sua localização pode definir-se por um ditado bem português: nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Melhor dizendo, fica entre as ondas algarvias e a serra. A sua cozinha é a tradicional e o apelo que aqui se sente, está virado para as carnes, como os saborosos lombinhos de porco fritos com alho, as iscas de porco de cebolada ou, ainda (e a não perder) a sua sopa de feijão à transmontana com tudo a que tem direito e que vai desde a carne de porco ao chouriço preto, passando pelas couves.
EN 395, Mem Moniz – Albufeira
289 367 129

3. TASCA DO JOEL

Aqui já entramos num reino completamente diferente. Imperam os peixes e os mariscos que passeiam pelos nossos olhos a impecável frescura e a mestria de um trabalho feito à grelha ou no tacho. Depois de uma incursão imperdível pelos petiscos, aventuremo-nos nos paladares do reino de Neptuno e deliciemo-nos com as ofertas ‘marinhas’, sempre bem acompanhadas por uma irrepreensível garrafeira. E depois bem nos podem chamar de ‘amigos de Peniche’ que nós até agradecemos.
Rua do Lapadusso, 73 – Peniche
262 782 945

4. Solar dos Presuntos

O marisco e a cozinha tradicional portuguesa são os trunfos desta casa frequentada por políticos, artistas e figuras do futebol. Comandada pelo Evaristo e pelo seu filho Pedro, toda a equipa ganha em eficácia, saber e simpatia. São famosas as suas pataniscas de bacalhau, o seu arroz de cabidela ou a açorda de lavagante. Com um serviço de vinhos de grande qualidade, é local a não perder.
Rua das Portas de Santo Antão, 150 – Lisboa
213 424 253

5. O PAPARICO

Paredes de granito albergam uma acolhedora cozinha de autor que balança entre o tradicional e a modernidade. Na degustação, pontificam dois menus; o Portugalidade e o Partilha. A gastronomia portuguesa está salvaguardada e por aí se encontram a vitela, o naco de vaca velha e até a clássica salada de atum com ‘ciclistas’, o conhecido feijão-frade. A irrepreensível carta de vinhos faz o resto.
Rua Costa Cabral, 2343 – Porto
225 400 548

6. O REI DOS LEITÕES

Aberto desde 1947, este amplo espaço está consagrado ao ‘rei’ leitão. Muitos dizem que é o melhor restaurante da especialidade, mas a verdade é que é que o pequeno bácoro é aqui confecionado à perfeição. Mas a carta não se fica por aqui e todos os dias há uns peixinhos fresquíssimos vindos do mar ali bem próximo. Entretanto, o marisco não lhes fica atrás e mesmo sob a forma de sopa (a sopa de carabineiros é um êxito) fazem as delícias da exigente clientela vinda de todo o país. A lista de vinhos é completíssima. Por último, temos de destacar o serviço, que é top.
Av. da Restauração, 17 – Mealhada
968 123 084

7. O AÇUDE

Vamos encontrá-lo para os lados de Santa Clara e, diga-se, em boa hora. Claro que ninguém vem a Coimbra à espera de encontrar o melhor peixe do mundo acabadinho de sair da água e é por isto mesmo que a casa aposta em bacalhaus e atuns. Do primeiro, chega-nos em espetada, quanto ao segundo é feito ‘à portuguesa’. Passando para as carnes, vamos encontrar selecção variada de bifes, que quando a carne é de qualidade (como é o caso), brilham no prato. Grande lista de vinhos.
Av. Da Guarda Inglesa, 63 – Coimbra
239 441 638

8. PEDRO LEMOS

Pedro Lemos ganhou uma estrela Michelin em 2014 e bem a merece. Os seus menus de degustação trazem-nos sabores únicos. O poder criativo do chef Pedro Lemos parece nunca acabar, tal é a multiplicidade da oferta, ajudada pela enorme qualidade dos produtos onde a sua horta biológica é rainha. É uma contínua descoberta pelo mundo dos paladares e, claro, não podia faltar uma garrafeira de excelência.
Rua Padre Luís Cabral, 974 – Porto
220 115 986

9. A TABERNA DOS MERCADORES

O que falta em espaço (apenas 16 lugares) sobra em qualidade saída da cozinha bem à vista de todos. É o terreno da cozinha tradicional portuguesa, onde linham, entre outros, uns saborosos pastelinhos de bacalhau ou as pequeninas, mas gulosas, costeletas de borrego. A não perder, também, o polvo com arroz no forno e o arroz de marisco. Enfim, uma óptima oferta que a Ribeira nos dá.
Rua dos Mercadores, 36 – Porto
222 010 510

10. BELCANTO

A escassos metros da grande casa da ópera em Portugal, o
Belcanto dá-nos uma outra música. O chef José Avillez é a cara do gostosíssimo projecto e as criações dos seus menus de degustação levam-nos a um outro estado de alma. Chef reconhecido já com duas estrelas Michelin, brilha numa cozinha de autor em defesa da identidade da gastronomia portuguesa. Uma ida ao Belcanto – com meses de listas de espera – é uma autêntica festa para o nosso palato.
Urgente não perder!
Largo de São Carlos, 10 – Lisboa
213 420 607

11. DOM PESCADOR

Este Pescador tem de facto um dom para a cozinha. Quando olhamos, ao longo dos dias, para a variada carta, prende-nos a nossa atenção para um facto indesmentível. O menu é muito variado e há o cuidado de presentear a clientela com um sem número de paladares. Entre muitos, destaca-se o Cavaco no forno com arroz basmati, os salmonetes fritos com arroz de berbigão, o pregado frito com arroz de conquilhas, a maionese de lagosta e outras delícias. É um restaurante amplo, com óptimo serviço e uma lista de vinhos variada.
Rua Dr. Bernardo Teixeira Botelho, 7 – Palmela
212 104 641

12. SALITRE

restaurante já foi café e mercearia e a sua localização em frente à praia desperta-nos logo o apetite para os peixes, pois claro. A sua mestria está na comida de tacho onde vamos encontrar, por exemplo, um ensopado rico de peixe ou um ensopado de robalo e raia. Igualmente apetitosos o arroz de sardinha (na época dela) e os peixes grelhados à Bulhão Pato. A garrafeira é óptima.
Av. dos Banhos, 10 – Vila Chã
229 282 918

13. 100 MANEIRAS

O chef Ljubomir Stanisic é quem comanda este ‘novo’ 100 Maneiras com portas abertas no Bairro Alto. As propostas constam de três menus de degustação, um dos quais vegetariano. O mais pequeno, o Conto tem 11 momentos e o História 17 que se vão cumprindo ao longo da Capa, dos Prefácios, da Introdução, do 1º Capítulo, do 2º Capítulo, do Posfácio e, por fim, da Conclusão. A criatividade da cozinha é ímpar e os sabores chegam-nos magnânimos. O restaurante só serve jantares e apenas mediante marcação prévia. Um outro mundo que chega às nossas bocas.
Rua do Teixeira, 39 – Lisboa
910 918 181

14. A CASA DO BACALHAU

Estamos aqui em presença de um restaurante temático que é um autêntico elogio ao bacalhau. A lista apresenta 25 maneiras diferentes de o degustar e é garantido que os nossos palatos vão aprovar todas estas fases culinárias. O espaço é amplo e dele se diz que eram as antigas cavalariças do Palácio do Duque de Lafões, construído após o terramoto de 1755. Para acompanhar o fiel amigo nada melhor do que uma grande carta de vinhos.
Rua do Grilo, 54 – Lisboa
218 620 000

15. ALMA

O chef Henrique Sá Pessoa está à frente do seu Alma com duas estrelas Michelin e é neste espaço que ele oferece os seus menus de degustação. É a altura para provarmos o bacalhau e o leitão confitado ou experimentarmos outros caminhos da sua criatividade nos pratos de peixe e marisco, como o arroz de carabineiro. Mas podemos optar também pelos pedidos à carta e aí podemos deliciar-nos com a Calçada de Bacalhau, por exemplo. Enfim, um mundo de experiências gastronómicas que põe à prova os paladares mais exigentes.
Rua Anchieta, 15 – Lisboa
213 470 650

16. CASA DE CHÁ DA BOA NOVA

O espaço cativa-nos desde logo pela sua ligação ao mar. E é esta ligação que também marca a cozinha do chef Rui Paula que já lhe rendeu uma estrala Michelin. O peixe é o rei destas andanças à beira-mar e são de guardar na memória, entre outros, a sua feijoada de sames de bacalhau, ou a Lula Chanel, passando pela espantosa raia com molho de vitela. Serviço onde abunda a simpatia e a eficácia, que dão ainda mais vida a refeições que nunca esqueceremos. A cereja em cima do bolo é a sua espantosa carta de vinhos.
Rua da Boa Nova – Leça da Palmeira
229 940 066

17. EUSKALDUNA STUDIO

Uns escassos 16 lugares colocam a clientela praticamente ‘colada’ à equipa que trabalha sobre o que iremos degustar. O chef Vasco Coelho Santos dirige esta experiência de fine-dining, naquele conceito que podemos nomear de ‘laboratório’. Um menu sazonal com dez momentos vai-nos trazendo os resultados da ‘pesquisa’ e quem fica grato é o nosso palato. Criação, sabores, inovação, eis os segredos deste Studio.
Rua de Santo Ildefonso, 404 – Porto
935 335 301

18. TIA ALICE

Esta casa fundada em 1988 tem dois clássicos: o Bacalhau Gratinado com camarão e a Vitela Assada em forno de lenha. Do forno de lenha sai-nos também o espectacular pão, nosso companheiro inseparável desde os petiscos até aos pratos principais. Alice Marto, a dona, continua a tratar muito bem quem por lá passa.
Av. Irmã Lúcia de Jesus, 152 – Fátima
249 531 737

Foto: António Marto

19. MARISCO NA PRAÇA

Excelente aproveitamento do mercado de Cascais, com decoração simples mas bem agradável, onde reina a excelente oferta de marisco. A frescura é o seu mais importante certificado, mas para quem queira tentar outras opções, então o marisco chega-nos ‘casado’ com o arroz ou com a açorda. De qualquer das formas, tudo muito bem confeccionado e ‘regado’ com grandes vinhos.
Mercado Municipal de Cascais, Rua Padre Moisés da Silva – Cascais
214 822 130

20. OXALÁ

Oxalá que esta casa nunca encerre e isto porque aqui comer é um verdadeiro passe de mágica. Depois de franqueada a porta, não se assuste por ver algum empregado brandindo um sabre para abrir uma garrafa de espumante e lhe oferecer um copo. É assim que a simpatia logo se faz sentir. Depois, na mesa, continua a mestria. A cozinha tradicional portuguesa é quem comanda, e vale bem a pena a análise atenta da carta.
Rua Família Colares Pinto – Ovar
256 591 371

21. SENTIDO DO MAR

Este é um simpático restaurante de praia que elege como sua especialidade o sushi. As ofertas são muitas, mas quem queira outro tipo de cozinha pode sempre recorrer aos peixes na grelha. Mas se nada disto o motiva, fique então pela escolha de entre os muitos petiscos e prepare-se para admirar um espectacular pôr-do-sol.
Muralha da Praia do Norte, Apoio 7 – Costa da Caparica
212 900 473

22. MERCEARIA DO GADANHA

Em ambiente bem simpático, este restaurante trata muito bem a cozinha alentejana. Tudo parece ali ser feito à medida e com bom gosto, começando pela decoração. Da comida, diz a proprietária, chega-nos sempre um prato alentejano, mas com mais um não sei quê de criatividade. Basta pensar, por exemplo, nos extraordinários (e inesquecíveis) mil-folhas de bacalhau e presunto.
Largo Dragões de Olivença, 84 – Estremoz
268 333 262

23. TERROSO

A oferta é múltipla e bem simpática. Estamos a falar da opção de um bar com vinho a copo, até ao restaurante de cozinha tradicional portuguesa. Por aqui podem-se degustar muitos petiscos e aconselha-se vivamente um óptimo Cozido à Portuguesa, que costuma ser servido à 5ª feira mas que se aconselha a telefonar com antecedência para não falhar o dia.
Rua do Poço Novo, 17 – Cascais
214 862 137

Foto: Alfredo Matos

24. OCEAN

O chef Hans Neuner continua a exibir o brilho das suas duas estrelas Michelin neste brilhante espaço onde brilha o fine dining. As suas criações juntam, por exemplo, a açorda e o carabineiro e apresentam-nos salmonetes de Sagres e atum dos Açores. Nas carnes brilha, por exemplo, o notável borrego dos Pirinéus com favas. O elegante ambiente e a cozinha de excepção fazem deste Ocean um mar de agradáveis surpresas para a boca e para os olhos.
Vila Vita Parc, Rua Anneliese Pohl – Alporchinhos (Lagoa)
282 310 200

25. CASA DAS TORTAS

As tortas de Azeitão atraem desde há muitos anos todos quantos por ali passam, mas entre as doçarias abre-se um restaurante que ajuda ao sucesso deste pequeno espaço. No verão, pode optar-se pelo ar livre e é aí que a casa brilha. Os peixes no carvão fazem as honras da casa. Oferta variada e com enorme qualidade.
Praça da República, 37 A – Vila Nogueira de Azeitão
969 146 996

26. DOC

Já falámos aqui de Rui Paula e da sua Casa de Chá da Boa Nova, mas se agora já não somos confrontados com a ‘esmagadora’ proximidade do mar, não ficamos a perder com as belezas da paisagem duriense. Colocado mesmo à beira-rio, podemos apreciar daqui muitas quintas e também encontrar alguns conhecidos produtores à mesa. O DOC oferece-nos cuidados menus de degustação, bem como serviço à carta. Por entre as inúmeras ofertas, não se pode perder o Cachaço de porco bísaro a baixa temperatura com texturas de maçã. A carta de vinhos é espectacular.
Cais da Folgosa, EN 222 – Folgosa do Douro
254 858 123

27. PORTO DE SANTA MARIA

Restaurante histórico que tem por cenário o imenso mar, continua fiel às suas ofertas de fresquíssimos peixe e marisco. Mas atenção. Não vá antes de telefonar. É que o espaço vai ser renovado e as obras estavam previstas para finais de 2019. De qualquer forma, deixamos aqui a garantia de grande qualidade.
Estrada do Guincho – Guincho
214 879 450

28. IL GALLO D’ORO

Distinguido com duas estrelas Michelin (em 2009 o Il Gallo d’Oro recebeu a primeira estrela atribuída na Madeira), o chef Benoit Sinthon destaca-se na apresentação dos seus menus de degustação, estes a servirem de veículo para um enorme trabalho de criatividade e onde prima uma cozinha sensorial, plena de aromas. De inspiração mediterrânica e ibérica, a cozinha de Benoit incide sobretudo no trabalho sobre o peixe e os mariscos, onde o Carabineiro Royale se assume como um prato digno dos deuses. A garrafeira do restaurante é de enorme qualidade.
The Cliff Bay, Estrada Monumental, 147 – Funchal (Madeira)
291 707 700

29. FEITORIA

O chef João Rodrigues ganhou também uma estrela Michelin e em boa hora desistiu de seguir carreira de biólogo marinho para trazer até às nossas mesas pratos com enorme criatividade. A sua cozinha mostra-se em menus de degustação onde o peixe é rei, mas pode-se encomendar também à carta. Os sabores ganham forma em cada prato, tudo harmonizado com uma óptima lista de vinhos.
Altis Belém Hotel & Spa, Doca do Bom Sucesso – Lisboa
210 400 200

30. BON BON

O Bon Bon recebeu em 2019 uma estrela Michelin através do seu chef Louis Anjos, que aposta na cozinha tradicional portuguesa. O seu receituário baseia-se sobretudo no Alentejo e no Algarve, mas a sua tendência é a procura do peixe e do marisco. Na sua bagagem transporta já um clássico, que é o Lavagante de assinatura, mas há também um outro destaque que vai para os salmonetes com presunto. Boa carta de vinhos.
Urbanização Cabeço de Pias – Carvoeiro
282 341 496

TOP 100

Os 100 melhores restaurantes com destaque para o Top 30.

Lisboa

100 Maneiras – #13
A Casa do Bacalhau – #14
Alma – #15
Aqui Há Peixe
Belcanto – #10
Coelho da Rocha
Feitoria – #29
Go Juu
K.O.B.
Laurentina
Luzboa
Marlene Vieira
Meatme
Mesa do Bairro
Okah Rooftop
Quorum
Ramiro
Raposo
Real Fabrica
Solar dos Presuntos – #4

A 1h de Lisboa

Adega do Saloio (Sintra)
Bar do peixe (Aldeia do Meco)
Brasa do Bairro (Alfragide)
Búzio (Praia das Maças)
Casa das Tortas (Vila Nogueira de Azeitão) – #25
Dom Pescador (Palmela) – #11
Lovit (Cascais)
Mar Inferno (Cascais)
Marisco na Praça (Cascais) – #19
Montemar (Estoril)
Nortada (Praia Grande)
O Abraço (Sintra)
O Miguel (Setúbal)
Pérola da Mourisca (Setúbal)
Porto de Santa Maria (Guincho) – #27
Restaurante Hotel Baia (Cascais)
Sab’Amar (Setúbal)
Sem Horas (Setúbal)
Sentido do Mar (Costa da Caparica) – #21
SR (Loures)
Taberna 490 STB (Setúbal)
Tasca do Joel – #3
Taverna dos Trovadores (Sintra)
Terroso (Cascais) – #23
Vela Branca (Setúbal)

Porto

Adega Escondida
DOP
Euskalduna Studio – #17
Flow
Marisqueira Porto
O Paparico – #5
O Rápido
Oficina
Pedro Lemos – #8
S. Nicolau
Sabores da Mesa, Espaço Maus Habitos
Taberna dos Mercadores – #9
Traça

A 1h do Porto

A Grade (Leça da Palmeira)
Bistro com Alma (Póvoa do Varzim)
Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira) – #16
Casino Póvoa (Póvoa do Varzim)
D. Elvira (Braga)
Dóri (Aveiro)
Ferrugem (Vila Nova Famalicão)
O Gaveto (Matosinhos) – #1
O Rei dos Leitões (Mealhada) – #6
Oxalá (Ovar) – #20
Salitre (Vila Chã) – #12
S. Valentim (Matosinhos)
Salpoente (Aveiro)
Tasquinha da Linda (Viana do Castelo)
The Orangerie (Vila Nova de Gaia)
Vinun (Vila Nova de Gaia)

Açores

À Terra Azor (Ponta Delgada, S. Miguel)
Cella Bar (Madalena, Pico)
Tasca O Petisca (Madalena, Pico)

Alentejo

Alecrim (Estremoz)
Mercearia do Gadanha (Estremoz) – #22
Tombalobos (Portalegre)

Algarve

A Barraquinha (Monte Gordo)
Alvor Wine (Alvor)
Bon Bon (Carvoeiro) – #30
Casavostra (Almancil)
Luar da Foia (Monchique)
Mar a Montes (Tavira)
Mato à Vista (Paderne)
Noelia & Jerónimo (Cabanas)
Ocean (Lagoa) – #24
O Retiro (Boliqueime)
Veneza (Albufeira) – #2

Centro

Burro Velho (Batalha)
De’ Gustar (Torres Novas)
Kook Sushi Lounge (Santarém)
O Açude (Coimbra) – #7
Sabor da Pedra (Tomar)
Tia Alice (Fátima) – #18

Madeira

Il Gallo D’Oro (Funchal) – #28

Norte

DOC (Folgosa) – #26
Hotel Meira (Vila Praia de Âncora)
O Caneiro (Cabeceiras de Basto)

Sim! Quero receber as novidades e promoções do Adegga.