fbpx

LAN: 60 segundos com Maria Barúa

Maria Barúa

Como nasceu e o que caracteriza os vinhos LAN?

Fundada em 1972, a nossa ligação com a terra começa no nome. Três letras – LAN -, formadas pelas iniciais das três províncias que compõem a Denominação de Origem Qualificada Rioja: Logroño (atualmente La Rioja), Álava e Navarra. Adotámos, desde o início, o princípio básico de que a vinificação começa no cultivo da videira.

O que torna a região e a quinta de onde são originários especiais?

A Viña Lanciano, origem de Bodegas LAN. Um cenário espetacular, numa curva do rio Ebro, na fronteira natural entre a Rioja Alta e a Rioja Alavesa. Uma localização privilegiada, no sopé dos Montes Cantábricos, intimamente ligada ao curso do rio Ebro.

O solo da nossa vinha é o resultado natural das cheias do rio, com sedimentações sucessivas que acabaram por converter o terreno da Viña Lanciano numa textura franco-arenosa, um solo pedregoso de seixos, cascalho e areia, rico em carbonatos e com uma boa drenagem. Esta composição única obriga as vinhas a fincarem as raízes pela profundidade do solo em busca de nutrientes, recolhendo sais minerais, ao mesmo tempo que transfere a sua “personalidade” para a uva.

Quais as castas utilizadas / predominantes e que características conferem aos vinhos?

As castas utilizadas nos vinhos oriundos desta vinha são sobretudo Tempranillo, Graciano e Mazuelo.

A casta Tempranillo, na Viña Lanciano, desenvolve aromas de fruta vermelha, principalmente ameixa e groselha, e de frutos silvestres, cereja e framboesa, com nuances florais como violeta e notas de alcaçuz. É elegante, frutado e saboroso na boca.

A casta Graciano tem uma forte intensidade aromática, com notas de frutos pretos e aromas bastante picantes (pimenta preta), lavanda, e ervas aromáticas. Na boca é muito saboroso, equilibrado, com boa acidez, intenso e fresco.

A casta Mazuelo, por seu turno, cultivada nestas condições austeras, com solos pobres e uma baixa produção, dá origem a um vinho robusto, rico em extrato e acidez. Desenvolve sobretudo aromas florais, de flores brancas como flor de laranjeira e jasmim.

O que distingue os vinhos LAN de outros da mesma região?

Na LAN trabalhamos para que os nossos vinhos possam refletir a sua origem; cada vinho é especial, com a sua história, as suas memórias, a sua essência. O processo de envelhecimento é feito à medida de cada vinho, separadamente, de acordo com a sua proveniência.

Selecionamos o tipo de barrica que melhor se adequa ao perfil do vinho, desde o grau de tosta à origem do carvalho: russo, americano, francês e misto (aduelas americanas e bases francesas), de cujo uso fomos pioneiros. Só desta forma se obtém vinhos ímpares, que se tornam o reflexo fiel da sua origem.

Que vinhos se destacam da gama e porquê?

Todos os nossos vinhos possuem caraterísticas próprias, tornando-os perfeitos para diferentes ocasiões. Se tivermos de destacar alguns deles, seriam os provenientes da parcela mais antiga na vinha, Pago El Rincón. Localizada a sul da propriedade da Viña Lanciano, estas vinhas têm entre 40 e 60 anos, e crescem no terreno ligeiramente inclinado rodeado de seixos. É a base de dois dos nossos vinhos mais exclusivos: LAN A Mano e Culmen. Culmen é o nosso maior expoente, um prazer exclusivo que deve ser saboreado num ambiente tranquilo, uma vez que é apenas produzido em anos excecionais.

A que tipo de consumidor se destinam? 

A curiosos e apaixonados por vinhos do mundo.

Se tivesse de descrever os vinhos em três palavras, quais seriam?

Deliciosos, com personalidade e sustentáveis.

Vão existir outras referências no futuro?

Continuamos a trabalhar para surpreender com vinhos que mostrem a riqueza e personalidade desta região.


Últimas Novidades no Adegga


Adegga e Revista Grandes Escolhas reforçam mercado dos vinhos online com serviço inovador
18 vinhos para beber com Sushi
10 Alvarinhos para o Verão 2021

 

Sim! Quero receber as novidades e promoções do Adegga.