60 segundos com Sandra Alves do Esporão

Como nasceu e o que caracteriza os vinhos Esporão?

O Esporão nasceu no Alentejo, em 1973, da vontade incondicional de fazer os melhores vinhos. O mundo mudou e o Esporão cresceu, mas essa mesma motivação permanece, agora alargada a outras regiões. 

A nossa missão é fazer os melhores produtos que a Natureza proporciona, de modo responsável e inspirador. Esta visão resulta num conjunto de práticas, já implementadas, como, por exemplo, o facto de 100% da área de vinha da Herdade do Esporão estar certificada em Modo de Produção Biológica, e outras a desenvolver futuramente. Pretendemos construir um futuro melhor para as vinhas da Herdade do Esporão porque acreditamos que com o passar dos anos vão ficar mais resistentes e saudáveis, contribuindo decisivamente para a produção de melhores vinhos. 

A Natureza inspira-nos e, por isso, a respeitamos e protegemos, garantindo a continuidade num futuro. Só é possível realizar este compromisso assumindo riscos e inovando. 

O que torna a região e a quinta de onde são originários especiais?

A Herdade do Esporão está situada no coração do Alentejo, em Reguengos de Monsaraz. Esta sub-região é caracterizada por solos pobres e pedregosos e clima continental, por invernos frios e verões com grandes amplitudes térmicas de dias quentes e noites frias.

A Herdade apresenta, assim, condições únicas para a agricultura: grandes amplitudes térmicas, 7 tipos de solos já identificados, assim como uma extraordinária área de biodiversidade, rica em fauna e flora, que nos ajuda a produzir em equilíbrio com o meio ambiente. Com cerca de 700 ha de vinhasolivais e outras culturas potenciadas pelo modo de produção biológico. Neste território estão plantadas cerca de 50 castas, 4 variedades de azeitona, pomares e hortas. Além das características naturais deste lugar único, as pessoas, as práticas responsáveis e sustentáveis são transversais a todas as áreas de trabalho e a todo o projeto.

Quais as castas utilizadas / predominantes e que características conferem aos vinhos?

Nos tintos, predominam a Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Touriga Franca, castas que incorporam e caracterizam o perfil consistente, rico, frutado e complexo dos nossos vinhos tintos. 

No caso dos brancos, as castas mais utilizadas são Arinto, Roupeiro e Antão Vaz, com o a Arinto contribuir com acidez e o Antão Vaz e Roupeiro com a componente aromática genuína e componente de boca acentuada e intensa.

O que distingue os vinhos Esporão de outros da mesma região?

Os nossos vinhos contam a história da Herdade do Esporão, refletem as características deste lugar – desde o clima aos solos, às várias castas que temos presentes e com as quais podemos experimentar e produzir diferentes lotes. Além disso, nos últimos anos alterámos o nosso modo de produção agrícola: um longo processo de trabalho e respeito pela natureza, até conseguirmos ter toda Herdade do Esporão em modo de produção biológica.

Que vinhos se destacam da gama e porquê?

Acreditamos que os nossos vinhos são o resultado do caminho que estamos a percorrer; cada vinho assinala um momento da história e uma visão, e é o seu conjunto que forma o Esporão.

Assim, destacamos o Esporão Reserva e Esporão Colheita pois representam diferentes momentos da nossa história.  O Esporão Reserva, um clássico com 35 anos de história e o Esporão Colheita, um vinho mais recente, mais direto, puro e irreverente.

A que tipo de consumidor se destinam? 

Mais do que pensar num tipo de consumidor, os vinhos destinam-se a diferentes momentos e ocasiões em que vão ser consumidos. O Esporão Reserva é um clássico do Alentejo que pode fazer parte de um jantar de celebração de família. Já o Esporão Colheita, um vinho biológico, irreverente, directo e gastronómico,  é ótimo para acompanhar um jantar entre amigos. 

Se tivesse de descrever os vinhos em três palavras, quais seriam? 

Esporão Reserva: Clássico, História, Arte. 

Esporão Colheita: Carácter, Irreverente; Detalhe.  

Vão existir outras referências no futuro?

Vamos continuar a fazer o nosso caminho e a centrarmo-nos nos produtos existentes.  


Sim! Quero receber as novidades e promoções do Adegga.