Sushi vai bem com vinho. Mas como escolher o melhor vinho para acompanhar sushi? O segredo está em seguir algumas regras simples no momento de escolher o vinho que queremos beber. Existem muitos tipos de sushi. O peixe (que, por exemplo, pode ser preparado cru, cozido ou frito), sashimi ou nigiri com molho agri-doce são “desafios” diferentes (para o vinho) que surgem habitualmente dentro da mesma refeição.

No geral, os vinhos brancos aromáticos, pouco estruturados e com boa acidez / frescura são uma ótima combinação para uma refeição de sushi por não se sobreporem aos sabores delicados do peixe e do arroz.
Os vinhos rosés podem ser uma das combinações mais versáteis ao combinar frescura e alguma estrutura que acompanham opções mais complexas de sushi.
Os vinhos espumantes, pela sua acidez marcada pelo gás carbônico, limpam naturalmente o palato entre pratos. Ao mesmo tempo, a efervescência “corta” a gordura dos fritos sendo uma ótima opção para pratos como a tempura.
Os vinhos tintos são os mais difíceis de combinar com sushi. Os taninos e os álcool podem facilmente sobrepor-se aos sabores delicados do peixe cru e do arroz. No entanto, os tintos com taninos moderados, bom nível de frescura / acidez e alguma percepção de doçura poderão combinar com sushi de peixes mais gordos e com o umami do molho de soja.
Abaixo apresentamos 18 recomendações de André Ribeirinho para acompanhar o seu próximo sushi. Boas provas, bom sushi e, se for o seu caso, boas férias!
6 brancos para sushi
Anselmo Mendes
De 15 de abril até 15 de junho
Quinta Maria Izabel
De 15 de abril até 15 de junho