Ribafreixo Wines: 60 segundos com Mário Pinheiro

Nuno Bicó, Mário Pinheiro e Paulo Laureano

Como nasceu e o que caracteriza os vinhos da Ribafreixo Wines?

A Ribafreixo Wines surge em 2007, como concretização de um sonho antigo de produzir vinhos de excelência a preços competitivos numa região de qualidade comprovada.

Um sonho partilhado com o meu amigo Nuno Bicó, que ganha forma na Herdade do Moinho Branco, propriedade com 114 ha na região da Vidigueira, e se afirma graças ao valioso contributo do enólogo Paulo Laureano, reconhecido pela sua arte de bem fazer vinhos de excelência.

O que torna a região e a quinta de onde são originários especiais?

Desde logo o microclima único da região da Vidigueira: uma exposição solar perfeita, verões quentes e secos, temperados com uma brisa fresca do Atlântico e uma grande amplitude térmica, que proporcionam condições especiais para a produção de vinho.

A este juntam-se os solos de xisto, característicos da herdade, que conferem frescura e mineralidade a vinhos tradicionalmente encorpados e suaves, e, ainda, a diversidade de castas existentes – maioritariamente portuguesas, a potenciar a criação de perfis distintos e surpreendentes.

Quais as castas utilizadas/ predominantes e que características conferem aos vinhos?

Os nossos vinhos são feitos exclusivamente a partir de castas portuguesas.

Entre estas, destaque para a Antão Vaz – casta autóctone da Vidigueira -, assim como o Arinto, o Verdelho, a Síria e o Alvarinho, nas brancas, e o Alicante Bouschet, a Touriga Nacional, o Alfrocheiro, a Tinta Miúda e o Aragonês, nas tintas.

E porque a exceção confirma a regra, a herdade acolhe ainda a única vinha de Chenin Blanc em Portugal.

O que distingue os vinhos Ribafreixo de outros da mesma região?

São vinhos peculiares, nascidos num contexto muito especial, resultado das mais cuidadas técnicas vitivinícolas (produção integrada, vindima manua), vegan-friendly.

Que vinhos se destacam da gama e porquê?

A recente gama Herdade do Moinho Branco, composta por dois vinhos de topo, que homenageiam duas das castas mais influentes da região.

Trata-se do Herdade do Moinho Branco Antão Vaz, feito a partir de vinhas velhas, e do Herdade do Moinho Branco Alicante Bouchet, produzido a partir de uvas da melhor qualidade e resultado de um processo de vinificação extremamente cuidada.

A que tipo de consumidor se destinam? 

A consumidores conhecedores mas, acima de tudo, curiosos, que gostem de descobrir produtores e vinhos diferentes.

Se tivesse de descrever os vinhos em três palavras, quais seriam?

Frescura, mineralidade, potencial gastronómico.

Vão existir outras referências no futuro?

Acabámos de disponibilizar três novas referências que vale a pena conhecer: dois espumantes – Gáudio Brut Nature e Gáudio Brut Nature Rosé – e o Ribafreixo Gáudio Licoroso Fortificado.


Sim! Quero receber as novidades e promoções do Adegga.

 

Deixe uma resposta