Como nasceu e o que caracteriza os vinhos da Blandy’s?
A Blandy’s Madeira é uma empresa de vinhos familiar, com mais de 200 anos, dedicada à preservação das tradições de produção do Vinho da Madeira.
Uma missão que tem passado de geração em geração, sendo a nossa família a única, de todos os fundadores originais do comércio do vinho Madeira, que ainda hoje possui e gere a sua própria empresa vitivinícola original.
O que torna a região de onde são originários especial?
Marcada por solos vulcânicos e um clima ameno, a região da Madeira potencia a acidez, uma característca marcante dos vinhos Blandy’s.
Para o seu caráter inconfundível contribui também o aquecimento a que o vinho é sujeito durante o envelhecimento. Um processo único, cuja origem remonta ao século XV e às viagens “de ida e volta”, hoje replicado através dos métodos de Estufagem e Canteiro aplicados nos armazéns de vinho da ilha.
Quais as castas utilizadas/ predominantes e que características conferem aos vinhos?
As castas predominates são o Sercial, o Verdelho, o Bual e a Malvazia, para os vinhos com cinco ou mais anos, e a Tinta Negra para os vinhos de três anos.
A casta Sercial produz os vinhos secos, o Verdelho, os vinhos meio secos, o Bual os vinhos meio Doces e a Malvasia os vinhos Doces.
Existe ainda uma outra casta, o Terrantez, que dá origem aos vinhos que a Blandy’s lança como Frasqueira: vinhos que envelheceram pelo menos 20 anos em cascos de Madeira.
O que distingue os vinhos Blandy’s de outros da mesma região?
A elegância e harmonia que atravessam cada uma das diferentes categorias de vinhos Madeira Blandy’s.
Que vinhos se destacam da gama e porquê?
O Blandy’s 5 Anos Reserva Fortificado, um vinho de 5 anos que resulta de um blend das castas Bual e Malvasia. É um vinho muito agradável pela harmonia entre acidez e doçura, com um longo final de boca com notas de mel e especiarias.
Ainda a gama Blandy’s 10 Anos, que oferece diferentes graus de doçura, para os mais variados momentos de consumo, e potencia inúmeras e improváveis possibilidades de harmonização com comida.
A que tipo de consumidor se destinam?
Os vinhos Blandy’s 3 Anos destinam-se a consumidores mais jovens que procuram o primeiro contacto com um vinho da Madeira, enquanto os Blandy’s 5 ou 10 Anos são ideais para quem quer consumir um vinho fortificado da Madeira, em variadas ocasiões e explorar harmonizações com comida.
Os vinhos da Madeira Blandy’s mais velhos, como os blends de 15 ou 30 Anos e os vinhos datados (Colheitas e Frasqueiras) assume-se como vinhos de eleição para consumidores que conhecem e valorizam o prazer que só estes vinhos proporcionam.
Se tivesse de descrever os vinhos em três palavras, quais seriam?
Únicos, Gastronómicos, Prazer.
Vão existir outras referências no futuro?
Sim, habitualmente lançamos todos os anos “novos” vinhos datados: Colheitas e Frasqueiras.